segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Diário de Um Killer Sentimental - Luís Sepúlveda

O Diário de Um Killer Sentimental é mais uma prova da versatilidade deste magnífico escritor.
Já tinha lido em vários sítios que este é um dos escritores mais versáteis da actualidade. Cada livro que vou lendo dele, na verdade, é uma novidade. Nenhum é igual ou idêntico ao anterior.
Neste caso trata-se, ao mesmo tempo, de uma sátira às estórias de gangsters e de um livro sobre como o amor é capaz de modificar o coração mais empedernido.
O herói da narrativa é um homem duro. Um matador profissional, frio e implacável. Ele nunca falha; o gatilho, para ele, é como a escova de dentes para um comum dos mortais. Ele não faz perguntas sobre quem vai matar; nem quer saber de quem se trata nem porque vai morrer. Sabe apenas que tem de matar, mata sem piedade nem qualquer sentimentalismo… até ao dia em que conhece uma jovem francesa por quem se apaixona.
Tudo se modificará na vida deste killer, agora sentimental. Começa a desleixar-se, a cometer erros, a compadecer-se de algumas vítimas. Não deixará de ser um profissional, continuará a matar, mas como dirimamos em linguagem corrente, o seu coração amoleceu.
Terá sido a paixão a trazer-lhe um pouco de humanidade. No entanto, nem tudo é simples; aos erros cometidos acrescenta-se o ciúme (outro sentimento que nunca experimentara) e, de repente, o trabalho misturou-se com a sua vida pessoal. É o primeiro passo para o descalabro.
O final, surpreendente, deixa-nos, como sempre acontece nos livros de Sepúlveda, como um gosto amargo na boca: queríamos mais! Na verdade, a escrita deste chileno, precisa e cuidada, tem esta qualidade que por vezes se transforma num problema: os seus livros são pequenos, causando uma certa decepção ao leitor…
Avaliação pessoal: 8.5/10

5 comentários:

Tiago M. Franco disse...

Já li vários livros de Sepúlveda, mas por acaso ainda não li este.
Na minha opinião tem uma escrita bastante simples e acessível. Adorei O Velho que Lia Romances de Amor. O Gato que Ensinou a Gaivota a Voar também é um livro imperdível. Julgo que nunca será Nobel, mas é um daqueles autores que nos dá bastante prazer cada vez que lê-mos um livro dele.

Unknown disse...

Concordo, Tiago. Prazer de ler, é esse o sentimento de quem lê Sepúlveda.

Fefa Rodrigues disse...

Oi... primeira vez que passo por aqui!!! Gostei!!!
E adorei a frase do tópico porque eu DESCONHEÇO descaradamente o acordo ortográfico!!!

Abraços
Fefa Rodrigues

Ah... querendo, dê uma passadinha pelo meu: http://apaixonadaporpapel.blogspot.com/

Unknown disse...

Vou ver, sim, Fefa e direi qualquer oisa
beijinhos

Unknown disse...

Um Killer semtimsental é clichê mas é incrível